Principais Recursos do App Woocommerce

Se o App do WordPress ajuda no gerenciamento de blogs, o App Woocommerce é indispensável para empreendedores individuais que possuem loja virtual com o Woocommerce. Esse artigo visa mostrar os principais recursos do aplicativo, não ensina como configurá-lo, contudo não é um processo difícil, necessita apenas do plugin do Jetpack e que o API do WordPress esteja funcionando.

O App pode ser baixado na Play Store ou Apple Store, tanto a instalação quanto os recursos apresentados a seguir são gratuitos, mas há serviços premium cobrados a parte, ressalto aqui o belíssimo dos devs do Automattic.

Layout

Basicamente ele se divide em 4 interfaces: Minha Loja, Pedidos, Produtos e Avaliações. Esse layout deixa o app muito organizado e seu uso intuitivo, se o dono do site não for um desenvolvedor, sem dúvida deixa o gerenciamento da loja mais produtivo que no site.

A interface Minha Loja apresenta um dashboard bem simplificado para fácil visualização de Visitantes, Pedidos e Receitas pelos períodos: diário, semanal, mensal e anual. Não sendo projetado para analises de marketing complexas, mas sim, para controle de curto prazo.

A área Pedidos é separada em Processando, ou seja, aqueles que estão aguardando pagamento, mais a aba Todos os Pedidos, como o próprio nome já diz apresenta todos os pedidos, isso agiliza a alteração dos pedidos quando os Correios ou a entrega do produto for concluída. Além dos pedidos ficarem muito bem expostos, permitindo ver praticamente todas as principais informações: status, valor, nome do cliente, data do pedido e seu ID.

A interface dos produtos deixa um pouco a desejar, não separa os produtos de nenhuma maneira e ainda os lista sem mostrar o preço, mas mesmo assim descreve seu título, status de estoque (não a quantidade) e número de variações. Por último as avaliações são dispostas de modo muito simples e seu gerenciamento também sendo possível apenas aprovar, descartar ou marcar como SPAM. Mesmo assim, aprovar rapidamente as avaliações é muito importante para o cliente e a imagem da empresa.

Gerenciador de Produtos

Esse é o melhor recurso e traz ferramentas muito boas, para quem vende produtos físicos e não tem muita mudança no portfólio.

Criação e Edição de Produtos

Aqui nós temos três limitações: criar variações de produtos, produtos subscripion e definir produtos como destaque. Do mais ele é bem completo, trabalhando com produtos simples, grupo de produtos e produtos externos. Também permite adicionar uma imagem do produto do smartphone, da biblioteca do WordPress ou ainda tirar foto na hora.

Os campos também são bem agradáveis e dispostos de modo a não causar poluição visual deixando opções avançadas ou menos utilizadas acessíveis pelo botão de menu no canto superior direito e no botão Adicione Mais Detalhes no inferior da tela. Isso deixa a experiência do usuário mais agradável que no site em si.

Gerenciador de Estoque

Esse recurso faz parte da edição de produtos, mas merece destaque, pois nesse ponto eles acertaram em cheio. Além de mostrar o status do estoque na interface de produtos é possível editar a quantidade de estoque rapidamente, para microempreendedores essa é uma solução muito prática, pois muitos não têm uma loja com software integrado ao site, sendo assim ao fazer uma venda em sua loja física pode facilmente atualizar seu inventário online, aumentando sua produtividade.

O mesmo poderia ser dito dos preços se fosse visível no ícone dos produtos na interface, pois sua edição é tão eficiente tanto do estoque. Ainda vale salientar que é possível fazer todas essas atualizações nas variações de produtos, pois a limitação do App é apenas à criação ou definição de atributos desses.

Gerenciador de Pedidos

O principal desse recurso já foi destacado no layout, seu gerenciamento permite apenas mudar o status, emitir reembolso e adicionar nota, não é possível: adicionar pedido, editar dados de faturamento, liberar conteúdo para download e outro. Apesar dessas limitações ele é bem prático, pois possibilita mudar rapidamente o status quando a entrega for concluída, emitir reembolso quando a compra for devolvida pelo gateway de pagamento e ainda para mandar uma mensagem ao cliente, tudo isso sem necessitar entrar no site.

Conclusão

O App Woocommerce é essencial para aumentar a produtividade do gestor do site, mas ainda tem pontos a melhorar, além dos citados acima ele demora muito para notificar um novo pedido, isso tira um pouco da sua performance, é possível instalar outro App para o Woocommerce, que informa em tempo real por notificação, quando há um novo pedido. No mais, é incrível a quantidade de recursos e o designer de um App gratuito e sem anúncios dessa qualidade.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: