6 Vantagens do App WordPress

O App WordPress é gratuito e pode trazer mais produtividade e praticidade ao seu site, especialmente se ele for um site de notícias ou blog. Para usufruir do serviço é basta instalar o APP do WordPress no seu aparelho pela Play Store ou Apple Store, mas você pode aumentar ainda mais os recursos integrando-o com o Jetpack, clientes com sites criados pela Tagipapo já possuem tudo configurado e pronto para o uso. Nesse artigo vamos listar algumas das principais vantagens, mas cuidado alguns recursos podem quebrar seu site se não utilizado corretamente.

1ª – Visibilidade do Site

Essa primeira não é necessariamente uma vantagem do aplicativo em si, mas como para utilizar o App é necessário criar uma conta do WordPress essa exigência pode aumentar a visibilidade do seu site, pois ele funciona como uma rede social, ou seja, os posts publicados em seu site aparecerão num feed, na área “Leitor” do WordPress (no App ou no navegador), e outras pessoas poderão não só acessar, como também curtir e salvá-los. E ainda há a opção de seguir sites, o que faz os posts aparecerem no feed principal.

Então depois de todos esses recursos gostaria de retificar o exposto acima e dizer que o WordPress não “funciona como” ele “é” uma rede social e toda essa visibilidade é indiferente do seu engajamento na plataforma, sendo necessário apenas criar sua conta e vincular seu site. Contudo para tirar maior proveito dessa rede social é recomendável interagir com outros usuários seguindo, curtindo e comentando outros posts. Também é importante frisar que seu público não é diversificado como das principais redes sociais como, Facebook, Instagram etc.

2ª – Gerenciar Usuários

Apesar de na data deste artigo, 15/01/2021, esse recurso ainda não estar completo, já ajuda bastante naquilo que ele é capaz de fazer: modificar tipo de usuários, criar e excluir contas. Por exemplo, é possível convidar alguém para conhecer seu site com uma mensagem personalizada e já criar uma conta ao mesmo tempo. Infelizmente não tem o recurso de resetar ou definir senhas o que faria desse um recurso essencial.

3ª – Gerenciar Posts

Esse é o recurso mais completo, possibilitando criar, editar, agendar e publicar posts. Seu editor de texto traz todos os recursos do editor clássico, além de permitir adicionar imagens do diretamente smartphone ou do WordPress, conta com um modo HTML e Visualizar. A única ferramenta que talvez falte seja um contador de palavras (fica a dica para os devs), mas sem dúvida estão de parabéns pelo trabalho.

As páginas também contam com os mesmos recursos, mas aqui é necessário extremo cuidado, pois normalmente usamos construtores, como o Elementor, para cria-las e ao editá-las pelo editor clássico do App as quebramos. Portanto, apenas use essa opção se a página foi criada por editor clássico. Outra ferramenta é a criação de stories, porém ainda está bem limitado.

4ª – Gerenciar de Mídias

Mais do que apenas permitir uploud de imagens, o gerenciador consegue acrescentar título, legenda, texto alternativo e descrição das imagens, além de fazer o download no seu dispositivo, por fim também gerencia tudo isso de documentos e vídeos. É importante salientar que alguns servidores, por segurança, bloqueiam arquivos de determinados formatos, então se esse recurso não estiver funcionando contate seu dev.

4ª – Compartilhamento

Ao vincular suas contas das redes sociais ao aplicativo, ele fará a publicação de novos posts automaticamente delas. As redes sociais com suporte são Facebook, Linkedln, Tumblr e Twitter. Esse é um dos recursos do Jetpack, mas sua configuração pode ser feita pelo App do WordPress.

5ª – Gerenciar Comentários

Esse recurso junto com o gerenciador de posts são os que mais trazem vantagens. Informando por notificação quando um novo comentário é feito, possibilita aprovar e responder muito rapidamente. Também é permite denunciar o comentário como SPAM ou exclui-lo.

6ª – Estatísticas

A última vantagem é ter as estatísticas de acesso do site. Apesar de são ser tão completa quanto do Google Analytics, traz bastante informações, de fácil compreensão e tudo num único lugar. Esse é outro recurso que depende do Jetpack que pode ser acessado pelo App. Em breve terá um artigo dos principais recursos do Jetpack mostrando todo o seu potencial.

Conclusão

Por fim, o App do WordPress tem mais importância para site que trabalham com posts, para e-commerce o melhor mesmo é o App Woocommerce. Ele ainda não permite gerenciar toda a demanda de um site inclusive para blogs, que possuem formulários, uma vez que ele não envia notificações de formulários preenchidos.

Ao usá-lo com o Jetpack, além das vantagens acima, ele possibilita configurar recursos avançados como temas e plugins que são extremamente práticos para os desenvolvedores, mas não necessariamente ao dono do site.

Deixe uma resposta

Sair da versão mobile