10 Vantagens da Loja Virtual com WooCommerce

O WooCommerce é um plugin do CMS WordPress. Ele torna muito mais fácil criar e gerir uma loja virtual, sendo um sistema completo para vendas online de produtos ou serviços, apesar de haver recursos extras (extensões) cobrados a parte, os recursos oferecidos gratuitamente são bem completos. Nesse artigo vou destacar as principais vantagens em utilizá-lo, não irei abordar sua instalação nem configuração.

1ª – Administração da Loja Virtual

É possível criar produtos simples, produtos variáveis, grupos de produtos e produtos externos. Ainda é possível criar produtos de assinaturas para pagamentos recorrentes, mas esse serviço exige uma extensão paga. Podemos definir cada tipo de produto em físico, virtual (serviço) ou baixável (com download de conteúdo).

Permite definir status de pedidos em: aguardando, pagamento pendente, processando, concluído, cancelado, reembolsado e malsucedido. A criação e atualização dos pedidos podem ser manuais ou automáticas pelo sistema. Também é possível enviar notas (observações) sobre cada pedido e fica tudo registrado, tanto os dados, quanto as datas. Além de enviar automaticamente e-mails, para o cliente e para o gestor, das mudanças de status ou notas dos pedidos, também é capaz de fazer a gestão de estoque, reduzindo automaticamente dos produtos vendidos e avisando sobre níveis de estoque baixo.

Por último, é possível criar cupons de desconto para todos os produtos ou produtos específicos; em quantidade ilimitada, limitada ou limitada por usuário; para todos os clientes ou para clientes específicos e ainda de frete gratuito.

2ª – Sistema de Avaliação

O feedback de outros clientes é importante no processo de compra, o WooCommerce traz um sistema de avaliação com preenchimento intuitivo para cliente permitindo notas de 1 a 5 estrelas, exigindo nome e e-mail com mensagem em texto facultativa.

Para evitar SPAM e avaliações mal intencionadas, possibilita exigir aprovação pelo gestor antes da sua exibição e autorizar avaliações de somente quem já comprou no site.

3ª – Administração da Loja Virtual pelo Celular

Com o aplicativo WooCommerce é possível acompanhar e atualizar suas vendas, criar produtos novos (com algumas limitações), atualizar inventário, aprovar avaliações e visualizar relatórios de estatística do site, para maiores detalhes do potencial do App WooCommerce, veja este post.

4ª – Checkout Transparente com os Principais Gateway de Pagamento

Atualmente, é possível vender seus produtos em quase todas as plataformas que utilizam a internet, bastando criar produtos ou pedidos de cobrança num gateway de pagamento (Mercado Pago, PagSeguro, PayPal …) e enviar o link para o cliente pagar ou disponibilizando-o em qualquer plataforma na qual os clientes tenha acesso.

O faturamento (coleta dos dados do cliente mais pagamento) é um ponto crítico no processo de compra, pois o cliente pode desistir da compra, se não conseguir realizar as etapas. Os gateways de pagamento são eficientes, quando o cliente já possui cadastro com eles e comumente utiliza seus serviços, mas para aqueles que não possuem essas características, o processo torna-se desgastante, precisando realizar criação de cadastro, adicionar dados do cartão e voltar ao link de pagamento.

O checkout transparente minimiza esses efeitos, possibilitando o pagamento sem sair da loja virtual, os dados bancários dos clientes não são armazenados por questão de segurança e privacidade, porém os dados de pessoais necessários para a negociação são guardados e tem um preenchimento automático a partir da segunda compra, ou seja, a partir da segunda compra, o cliente terá mais facilidade em comprar numa loja virtual com WooCommerce do que diretamente com link de pagamento. Você também pode ver esse post que compara os principais gateways de pagamento para sites.

5ª – Integração com os Correios e Sistema de Entregas

Na verdade essa não é uma vantagem nata do WooCommmerce, mas de um plugin feito pelo desenvolvedor, Cláudio Sanches, que faz essa integração. Com ele seu site fará o cálculo do frete para o endereço do cliente automaticamente, além de acrescentar o valor à compra, separando os valores dos produtos e do frete. Caso o empresário tenha contrato com os Correios, o sistema fará o calculo com base nos valores praticados nele, para saber como funciona e se compensa fazer contrato com os Correios sugerimos a leitura desse post.

E não aparece somente o valor do frete, ele estima o tempo de entrega dos Correios (em dias úteis) e permite adicionar um tempo a essa estimativa. Também é pode-se acrescentar custos fixos de entrega e serviços adicionais de mão-própria, aviso de recebimento e valor declarado. Antes de encerrar sobre os Correios, vou destacar que o aviso de recebimento não tem relação com o rastreamento de objetos, o primeiro consiste num documento assinado pelo destinatário confirmando o recebimento que aumenta consideravelmente o valor do frete, já o segundo é um código que permite acompanhar o status da encomenda, é gratuito e gerado no momento da postagem ou da criação da PLP.

Entretanto, o WooCommerce não se limita a entrega pelos Correios, permitindo fretes com taxas fixas ou variadas, configuradas para determinadas regiões. Além de possibilitar a criação de classes de entrega com regras diferentes para determinados produtos. E claro, tem a opção de retirada no local.

6ª – Integração com a Loja do Facebook e Instagram

Limitar-se a vender apenas nas redes sociais ou apenas no site, normalmente, é um mau negócio, pois ambos tem suas vantagens, para tirar o melhor proveito, o ideal é comercializar nos dois. Toda via, administrar essas plataformas pode exigir tempo e investimento exagerado.

O Facebook oferece gratuitamente seu plugin que faz a integração das plataformas, facilitando a gestão do negócio. Ele concentra as vendas no site e vincula os dados, dos produtos da Loja do Facebook e Instagram, àqueles que estão cadastrados na loja virtual própria, também permite personalizações dos dados, caso necessário.

7ª – Crescimento à Longo Prazo

Permite expandir sua loja virtual, sem ter que começar do zero. Como dito no começo deste artigo, o WooCommerce é gratuito, mas tem extensões pagas que podem ser adicionadas a ele. Isso permite adquirir novos recursos ao seu site conforme a necessidade de crescimento do seu empreendimento ou expectativas dos clientes.

Isso pode ser alcançado não só pelas extensões do WooCommerce, mais também por outros plugins do WordPress, aliás utilizar a arquitetura do WordPress é uma das vantagens do sistema que se divide nessa e nas duas próximas, listadas nesse artigo. As possibilidades de adição de recursos são grandes, por exemplo, lista de desejos, carrinho abandonado, notificações push, integração com Telegram, opções de compartilhamento, formulários, landing page, checkout personalizado e muitos outros.

Contudo, é preciso cuidado ao incorporar novos recursos, uma vez que cada um deles irão consumir mais recursos da estrutura onde o site está hospedado. Portanto, aumentar o sistema da loja virtual, sem aumentar essa estrutura, pode resultar em lentidão e até quebra do site, causando o efeito oposto do esperado, ou seja, invés de melhorar a experiência do cliente, piorá-la.

8ª – Segurança e Performance

Ter um funcionário para aperfeiçoar o sistema da sua loja virtual, pode estar fora do seu orçamento. Agora imagine uma equipe inteira, isso só é possível a algumas micro e pequenas empresas e a médias e grandes. Com o WooCommerce, você tem uma equipe cuidando disso gratuitamente.

A Autommattic, empresa proprietária do WooCommerce, garante atualizações de segurança e performance do sistema de loja virtual, mas há plugins do WordPress que melhoram o site como um todo, a fim de combater ataque de crackers, melhorar o tempo de carregamento das páginas e até melhorar o SEO Onpage. Só reforçando que a estrutura do sistema deve ser condizente com os recursos.

9ª – Personalização do Designer

Última vantagem do WooCommerce decorrente de utilizar o WordPress, por esse CSM funcionar com temas e construtores de conteúdo a limitação da personalização fica apenas por conta do designer web.

O WooCommerce tem compatibilidade com os principais temas, por exemplo, Electro, BasarShop, Astra, Ocean WP e outros. E também com os construtores de conteúdo como: Elementor, Divi, Gutenberg, Beaver Builder etc. Apesar dessas possibilidades, é preciso planejamento minucioso para escolher quais plugins e tema usar, deve-se conhecer as vantagens e desvantagens de cada um e definir a estrutura para mantê-los, tudo isso alinhado à proposta de negócio.

10ª – Integração com Outros Sistemas

O sistema possui API Rest completa, que permite fornecer e receber dados de outros sistemas, e webhooks que possibilita o envio de dados. Sendo assim, é capaz de integrar-se com qualquer sistema moderno, facilitando a gestão do negócio. Para essa integração ser possível, o outro sistema deve ter suporte, caso contrário será preciso criar um sistema para intermediá-los.

Ainda se pode atualizar o inventário a partir um arquivo CSV (feito em planilha) utilizando a opção Importar, essa é uma solução menos custosa do que a API (muito mais limitada) e menos trabalhosa que fazer a atualização pelo WooCommerce.

Por fim, dá para fazer a integração do WooCommerce com outras plataformas e sistemas famosos como: Mercado Livre, Google Shopping, emissor de Nf-e e outro. Mas para isso é necessário contratar serviços de terceiros com pagamento a parte.

Considerações Finais

O WooCommerce é um sistema completo que vem crescendo nos últimos anos, ele soube aproveitar muito bem o espaço deixado entre o PrestaShop e o Magento, ambos sistemas de loja virtual, mas o primeiro era, e ainda é, muito singelo, já o segundo é o mais completo do mercado, mas de difícil configuração.

O custo-benefício, de uma loja virtual com WooCommerce, também pode ser visto como um diferencial, pois, apesar de gratuito, há custos para criação do site e manutenção da estrutura (hospedagem), esses custos são muito mais baratos, se comparados à sistemas feitos com o Magento ou Laravel. Porém se o empreendimento necessita de um sistema complexo, muito personalizado, provavelmente o melhor custo-benefício será um dos dois.

A Tagipapo oferece o serviço de Estrutura (plano anual) e Criação da sua Loja Virtual com 50% de desconto para os próximos anos (a partir da primeira renovação o custo é menor que das empresas com construtores de site, tenha todos esses benefícios por menos) SAIBA MAIS!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: